ÁREAS DE ATUAÇÃO

O envelhecimento bem-sucedido pressupõe mudanças em hábitos de vida, rompimento com paradigmas e a derrubada de certos preconceitos, que possibilitarão uma preparação antes de se atingir a chamada “terceira idade”, que de acordo com o Estatuto do Idoso, é aos 60 anos. Assim, queremos trabalhar com e para pessoas ao redor dos 50 anos, quando ainda há tempo de prevenir e adiar o aparecimento de alguns problemas de saúde bastante frequentes no envelhecimento, trabalhar com e para pessoas acima ou muito acima dos 50 anos, dispostos a buscar um novo estilo de vida e trabalhar com e para familiares de pessoas que já apresentam algum comprometimento e dependência.

Nossa área de atuação é baseada nos três aspectos que envolvem o envelhecimento ativo, conforme orientado pela Organização Mundial de Saúde: saúde, participação e segurança.

                              ATIVAMENTE

reprint-908900_1920.jpg
pareja-mayor-con-las-piernas-cruzadas-durante-la-meditacion_23-2147562265.jpg
grandma-824867_1280.jpg
separador.png
Cada um envelhece de uma forma, mas as queixas em relação aos lapsos de memória são bastante frequentes. Diferentes estudos apontam que embora haja uma influência de herança genética sobre o declínio cognitivo, a maior influência ainda está no estilo de vida. Existem diversas formas de prevenir e retardar essas perdas e, pensando nisso, a 50mais Ativo apresenta diferentes propostas voltadas ao público 50+, visando manter o indivíduo social, físico e cognitivamente ativo. As vivências e experiências de vida serão partilhadas e valorizadas, novos conhecimentos serão adquiridos, novas amizades encontradas e como resultado, espera-se uma melhor qualidade de vida e bem-estar, a descoberta ou redescoberta do prazer de viver!
Dentre as atividades propostas para nosso público nesta área, temos:
•    Passeios culturais;
•    Viagens curtas;
•    Cursos, palestras e workshops;
•    Cine debate 
•    Atividades de estimulação cognitiva
 
 
CUIDADOSAMENTE
separador.png
As estruturas familiares mudaram em função das mudanças
sociais, econômicas e etárias da população.
As mulheres, culturalmente estabelecidas para cuidar, hoje
trabalham fora e não possuem necessariamente tempo para se dedicar aos familiares dependentes. As famílias, antes numerosas, agora são pequenas e em muitos casos, sem filhos dificultando ainda mais o ato de cuidar e quando se busca por um cuidador formal, o desafio é enorme pois apesar de existir uma ocupação profissional, a profissão de cuidador ainda não está regulamentada.
Este é o principal motivo que levou 50mais Ativo a estruturar cursos, palestras e workshops voltados para a capacitação de profissionais e familiares de idosos com algum grau de dependência física ou cognitiva, buscando através da informação, auxiliar na melhoria da qualidade de vida de paciente e cuidadores.
Em nossa programação, desenvolveremos:
-Curso de aprimoramento ao atendimento de pessoas com demência (para cuidadores formais)
-Curso “Conhecendo mais sobre a doença de Alzheimer” (familiares)
- Workshop: cuidados com idosos com distúrbios de comportamento (para familiares)
-Curso: estimulação cognitiva para pessoas com Transtorno Neurocognitivo
-Workshop para equipe multiprofissional no atendimento a pessoas com Transtorno Neurocognitivo

PAUSADAMENTE / PAUSA NO CUIDAR

separador.png
O ato de cuidar de um membro de sua família, seja ele de qual idade for, é gratificante mas pode ser muito desgastante. Se considerarmos um membro já idoso e que apresenta um comprometimento cognitivo se torna uma tarefa ainda mais difícil e exigente – afinal não tivemos uma educação específica para tal.
É por isso que é importante para o familiar cuidador procurar descanso ocasional de suas responsabilidades. Se por algumas horas diárias ou semanais para se dedicar a uma outra atividade ou por algumas semanas por ano para ter um período de necessário e merecido descanso, esta pausa no cuidar oferece a possibilidade de reduzir seu estresse, restaurar sua energia e manter sua vida em equilíbrio.

A 50mais Ativo, através do Pausa no Cuidar, quer diminuir a sobrecarga do familiar e pode ajudá-lo a buscar este seu tempo através de ações que podemos desenvolver em conjunto e que visam:
 
​-Gerenciamento e organização de sua casa, principalmente nos aspectos relacionados a pessoa de quem cuida;

-Fornecimento de indicações de atividades sociais, acompanhando-o se for o caso;

-Colaboração na busca por profissionais e serviços de saúde necessários ao atendimento da pessoa de quem cuida ou de você mesmo, acompanhando-o neste atendimento;

-Planejamento e organização dos cuidados para com a pessoa doente;
-Orientação das funções e atribuições do cuidador formal
hospice-1793998_1280.jpg
grandmother-453131_1920.jpg
barca-473854_1920.jpg
women-friends-1577910_1280.jpg